Um dos principais problemas ambientais da atualidade é o declínio da população de abelhas. Seja em função do uso de pesticidas ou do avanço da urbanização sobre seus habitats naturais, os insetos vêm desaparecendo a uma velocidade preocupante, e, assim, fazendo em menor proporção o seu trabalho de polinização.
Empresa de design que cria soluções para conectar às pessoas a uma alimentação natural, a Green Towers lançou um projeto que possibilita a qualquer pessoa ter colmeias de abelhas e ajudar a preservá-las: o BEEcosystem, que consiste em módulos hexagonais transparentes com tubos que transportam os insetos para dentro e fora da instalação. Assim, é possível ter as colmeias dentro de casa, observá-las criar seu habitat e até tirar seu próprio mel.
Os módulos são protegidos e possuem uma trava de segurança para o cabo do tubo transportador se desconectar – e evitar que as abelhas se espalhem pelo ambiente interno. O formato hexagonal, além de remeter à própria estrutura das colmeias, facilita que ele seja expandido horizontalmente.
Com a iniciativa, a Green Towers espera criar “uma comunidade de apicultores que ajudem um ao outro compartilhando as melhores práticas” da área. Fundada por Mike Zaengle e Dustin Betz na Pensilvânia, Estados Unidos, a empresa espera que apicultores experientes possam levar as colmeias às suas comunidades locais e ensinar aos novos interessados os cuidados necessários na criação de abelhas.
Os módulos são vendidos no site do BEEcosystem, e custam a partir de R$ 2,2 mil. Está também à venda um kit para iniciantes com todos materiais necessários para o manejo das abelhas.